DICAS TREKKING NO RIO
   
Cuidado especial com seus pés

Prefira as meias com 80% de algodão, pois meias finas para caminhadas onde o percurso leve entorno de 02 horas caminhando, por mais simples que seja o percurso existe o atrito dos pés com a sola do tênis e também é muito importante se usar tênis de caminhada que tenham aderência, pois tênis de corrida não é indicado mas dá para fazer sendo que este tipo de tênis não tem seu solado aderente e caminhadas longas o seu tênis que era usado como opção de caminhada no asfalto ou corrida ele irá desgastar muito mais.Utilize tênis específico que é vendido em lojas especializadas.
Use sempre uma bota/tênis amaciada, nunca uma nova ou aquela mais velha que você não usa a muito tempo.
Limpe bem os pés e se possível passe uma camada de vaselina antes de colocar as meias.Assim, o atrito que pode causar bolhas deverá ser amenizado.
Não pense em economizar peso deixando de levar meias extras, você deve tê-las á mão para trocá-las cada vez que os seus pés estiverem molhados.
Se estiver com bolhas lave com água e sabão e fure-as com muito cuidado com uma agulha desinfectada ou então o mais indicado é procurar um médico ( Dermatologista ) para fazer este procedimento.Nunca tire a pele, passe um anti-séptico e faça um curativo com gaze.
Mantenha-as limpas, pois bolhas infeccionadas podem causar um estrago considerável em seus pés e acabar antes com sua viagem.

   
O que levar na mochila Leve sempre água, tem a opção de levar outros ítens como: barra de cereal, banana, banana passa ou bananada, biscoito cereal , biscoito de chocolate , barrinha de chocolate, frutas, biscoito salgado ( quem tem pressão baixa é bom ter na mochila um pacote de biscoito salgado ), leve roupas extras quando for fazer passeios de cachoeira ou passeios longos para trocar a roupa suada por uma limpa, prefira roupas leves para homens bermuda, calça de trekking ou calça de tactel, Nunca use calça jeans, para as mulheres calça de ginástica , short ou calça de trekking ou tactel. Leve seus remédios habituais caso necessite tomar durante o passeio, leve repelente, protetor solar, boné ou chapéu, máquina fotográfica, leve seu kit primeiros socorros como gaze, esparadrapo, água oxigenada e um anti-séptico,
   
O que fazer sobre picadas de insetos

Lave a picada com água e sabão para retirar o ferrão, raspe o local com a borda de um cartão ou com unha cuidadosamente, não esprema e nem puxe, pois pode espalhar o veneno que ele contém.
Se estiver doendo muito passe um creme Cortisona, que alivia e possui ação antiinflamatória, recomendada por João Luis Cardoso, médico do Hospital de Instituto Butantã.Se for alérgico, não se esqueça de ter sempre um anti-histamínico no bolso.

   
Acessórios úteis quando for acampar

Tenha sempre uma lanterna á mão e de preferência lanternas que usem pilhas grandes pois tem maior durabilidade e tem uma maior quantidade de luz ( luz mais intensa ). O fogão de acampamento mais comum, o de duas bocas é mais estável e mais seguro que o fogareiro porque não é ligado diretamente ao bujão de gás.

Leve isolante térmico, mesmo que voce tenha um colchonete, pois o colchonete puro não isolará a temperatura do seu corpo com o chão. Se possivel prefira colchões infláveis, assim evita de levar o isolante térmico que é uma coisa a menos para carregar, levar canivete suíço e remédios habituais de cada pessoa.Muitas pessoas viajam para acampar, e algumas delas utilizam 2 dias de hospedagem ( 1 dia chegada e outro saída) para “ter um ponto de apoio” que no caso seria um local para passar a noite, planejar bem o camping e levar somente o necessário, um site bem interessante que permite comparar preços de vários hotéis no mundo todo é o http://www.trivago.com.br

   
Dicas de alimentação Alimentar-se bem antes de fazer qualquer atividade física, pois as caminhadas ecológicas são totalmente diferentes das caminhadas tradicionais no asfalto, pois na trilha tem seus obastáculos naturais como pedras, subidas ingremes e as vezes longas, evitar de consumir queijo prato e presunto no café da manhã pois te dará a fadiga mais rapidamente isso é comprovado pelos nutricionistas de esporte de aventura, coma alimentos que tenham calorias, pois estes serão eliminadas no percurso da trilha que irá fazer, leve na mochila castanha de caju, barras energéticas e uma coisa que é muito boa no café da manhã é pão de forma ou integral com queijo minas e um suco natural de preferência.
   
Dicas para quem tenha tido um acidente
com animais peçonhentos durante
incursão nas matas sem guia

Saiba o que fazer e o que não fazer em caso de picadas:
Fique, preferencialmente, deitado;
Beba bastante água;
Lave o local da picada apenas com água e sabão;
Procure um médico imediatamente, nos hospitais públicos tem o soro específico, confira no site a lista dos Hospitais onde se pode encontrar o Soro contra a picada.
Assim que ocorrer o acidente ligue para os bombeiros e peça ajuda, ainda mais se você estiver distante da entrada da trilha. Se possível, leve a cobra, viva ou morta, para identificação.
Não faça torniquete;
Não corte o local da picada;
Não perfure ao redor do local da picada;
Não coloque remédios caseiros sobre o local;
Não ingira bebidas alcóolicas ou qualquer líquido tóxico

Primeiros Socorros

Em caso de acidente com animais peçonhentos, seguir os passos de primeiros socorros abaixo:
Lavar o local da picada com água e sabão
Manter o acidentado em repouso. Se a picada for no braço ou na perna, estas extremidades devem ficar levantadas
Levar o acidentado imediatamente ao polo de atendimento mais próximo. É importante que o tratamento seja rápido e realizado por profissionais de saúde qualificados, em unidades de atendimento médico especializadas, caso esteja muito longe da saida por exemplo da trilha, ligue imediatamente para os bombeiros 193 numero geral.

Atenção:

Não amarrar ou fazer torniquetes ou garrotes. O garrote impede a circulação do sangue, o que piora a situação.
Não colocar folhas, pó de café, fezes ou quaisquer outras substâncias no local da picada, pois podem provocar infecção.
Não fazer cortes no local da picada, pois, somados aos efeitos do veneno, podem induzir hemorragias e infecções.
Não ingerir bebida alcoólica

Em caso de aparecimento de animais peçonhentos em sua residência, procure os órgãos públicos de saúde municipal de sua cidade: Vigilância Ambiental em Saúde ou Controle de Zoonozes. Eles realizarão captura, remoção e/ou controle destes animais, conforme a Portaria 141/2006 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).